domingo, 4 de setembro de 2011

Viagem pela Estrada da Graciosa

Sim! O Pardal esteve lá.

        No dia 23/01/2011 já tínhamos, eu e minha namorada, tentado descer a Estrada da Graciosa, mas como o clima mudou repentinamente fomos somente até o Portal, e desde então fiquei aguardando um outro momento para fazer um relato mais completo. Recentemente descobri que meu amigo Dulcino, nunca havia percorrido a estrada, então, marcamos de no dia 04/09 passearmos por lá aproveitando para almoçar em Morretes. Mas desta vez devo dizer que o clima colaborou e muito.

Pardal e Lais no Portal da Estrada da Graciosa
Pardal & Lais

        A viagem de Curitiba até o Portal (que dá acesso à Estrada) foi tranquila, com pouco trânsito considerando ser uma manhã de Domingo ensolarada. Era muito bonito olhar para o horizonte e observar a serra ao longe, com aquele céu azul e tempo muito agradável para se andar de moto. Chegando lá paramos para tirar algumas fotos e esticar um pouco as pernas, para só então dar continuidade ao trajeto.

Pardal e Dulcino no Portal da Estrada da Graciosa
Os homens e suas máquinas maravilhosas

        Iniciamos então a descida sem pressa, para aproveitar cada metro rodado e admirar as belas paisagens. O asfalto poderia estar mais bem cuidado, considerando que o trajeto é restrito para "veículos leves", mas não chega a atrapalhar. Nem preciso dizer o quanto exuberante é a mata atlântica que se encontra nestas regiões de serra, em alguns pontos a mata mais fechada deixava o ar mais frio, o que era bom considerando o calor que fazia. Parte da estrada ainda é preservada com paralelepípedos, que deixa o visual ainda mais bonito, ponto extra para minha namorada que mesmo com os solavancos, conseguiu tirar belas fotos.

Parte em paralelepípedo na Estrada da Graciosa I
Parte em paralelepípedo I
Parte em paralelepípedo na Estrada da Graciosa II
Parte em paralelepípedo II

        Pelo percurso, existem vários pontos onde se pode parar para tirar fotos, observar melhor a paisagem e comprar algumas conveniências. Em alguns locais existem espaços com churrasqueiras, para quem queira aproveitar e fazer um belo churrasco com a família ou amigos, lembrando sempre de antes de sair, deixar tudo limpo. Em uma destas paradas (antes do trecho mais sinuoso), existe um Marco Comemorativo do Centenário da Estrada da Graciosa, com um texto exaltando a beleza do local, que na primavera fica ainda mais bonita.

Marco Comemorativo do Centenário da Estrada da Graciosa
Marco Comemorativo do Centenário da Estrada da Graciosa
Vista de uma das paradas na Estrada da Graciosa
Vista de uma das paradas

      Aproveitando o passeio, decidi contribuir com o meu amigo Daniel do MotosBlog. Digo isto porque, inspirado no Riffel Explore, ele lançou o Projeto Explore (mais informações clique aqui), e como adorei a idéia, fiz questão de tirar a foto do objetivo número 18: Pico do Marumbi - Morretes/PR. Infelizmente a palmeira do lado direito está digamos, um pouco calva, acho que devido aos fortes temporais que andaram atingindo a região este ano.

Pico do Marumbi em Morretes/PR
Pico do Marumbi - Morretes/PR

        Continuamos até morretes, onde almoçamos e descansamos um pouco. Voltamos novamente pela Graciosa, mas desta vez sem parar durante o caminho, só aproveitando ainda as paisagens e as várias curvas do trajeto. Antes de sair na BR-116 novamente, tomamos um caldo de cana na banquinha perto do portal para refrescar o corpo, e conversar sobre o saldo positivo do belo bate-e-volta do Domingo, já se preparando para voltar para o dia-a-dia em Curitiba.

Árvores do Início da Estrada da Graciosa
Árvores do Início da Estrada

    De Curitiba até Morretes, passando pela Estrada da Graciosa (PR-410 - destacada na foto em vermelho) são aproximadamente 70 Km, estes sendo em parte pela BR-116 (sentido São Paulo), pois é por onde se tem acesso ao portal que dá início à descida.  A BR-116 está em bom estado de conservação, o que garante uma viagem tranquila, após o portal, já na PR-410 boa parte da estrada é de asfalto (sem acostamento), mas a parte mais sinuosa da estrada é de paralelepípedo (destacada em verde na foto), então, nada seguro para se andar de moto com pista molhada.  Como é muito sinuosa e um ponto turístico, não vá com pressa, inclusive o limite de velocidade em muitos pontos é de 40km/h.  Se você for um piloto pouco experiente em moto, dobre também o cuidado.

Mapa de Curitiba até Morretes pela Estrada da Graciosa
De Curitiba até Morretes pela Estrada da Graciosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário