segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Dicas para Viajar de Moto - A Rota

  Algumas vezes, quando a viagem é curta ou se vai para destinos já conhecidos, não necessitamos de um planejamento muito grande, mas quando vamos encarar caminhos antes não percorridos por um longo período, normalmente costumamos fazer um planejamento um pouco melhor.  Quem acompanha as viagens que descrevo aqui, talvez não imagine como eu faço esse planejamento, então, na sequência vou compartilhar alguns passos que eu executo, e que possam ser seguidos por quem tenha interesse em agregar mais conhecimento.

  Vou enumerar abaixo, por ordem de prioridade, o que eu costumo considerar ao planejar a rota de viagem:

  1. Condição da estrada;
  2. Pontos de parada/abastecimento;
  3. Tempo de viagem;
  4. Rotas alternativas.


1. Condição da estrada.
  O que todos já fazem é olhar o caminho mais curto, ou aquele que passa por rodovias principais.  Mas outra coisa interessante é olhar se elas estão em boas condições ou passando por obras.  Atualmente, usando algum site de busca na internet, essa tarefa ficou bem mais fácil, pois basta procurar pelas rodovias que vai utilizar adicionando algumas "palavras-chave".  Exemplos: "condição rodovia XXXX", "rodovia XXXX em obras", "rodovia XXXX interditada", etc.  Um extra é pesquisar "rodovia XXXX acidente", que vai te ajudar a identificar os pontos mais perigosos.  Com esses passos provavelmente você vai conseguir evitar algum contratempo, escolhendo assim outro caminho, ou adiantando a saída para compensar um possível atraso.  Se mesmo assim você não encontrar, uma outra idéia é ligar para as polícias rodoviárias responsáveis, ou postos de combustíveis encontrados e pedir informações.  Se a mesma estiver sobre pedágio, tente descobrir quem é a concessionária responsável, pois muitas vezes até no próprio site dela tem as condições da rodovia. 


2. Pontos de parada/abastecimento.
  Muitas vezes queremos só chegar ao destino e esquecemos que o caminho pode nos proporcionar belas vistas, então, pesquisar sobre pontos turísticos do caminho e reservar um tempo para eles também é uma boa idéia, além de possibilitar que você pare para dar uma "esticada nos músculos" e ainda garantir boas fotos.  A autonomia do veículo também vai influenciar nessa hora, pois alguns consomem mais, ou menos durante uma viagem comparado ao deslocamento dentro da cidade, então, é importante calcular se é interessante parar para abastecer um pouco antes, pois o próximo trecho pode não dispor de um posto de combustível.  Existem alguns mapas rodoviários (Guia Quatro Rodas por exemplo), que exibem os principais postos de combustível.


3. Tempo de viagem.
  O veículo utilizado com certeza vai influenciar o ritmo do passeio. Algumas motos (ou outro veículo escolhido) são mais confortáveis que outras, o que vão demandar frequência de paradas maiores ou menores.  Aqui, a única maneira de descobrir é fazendo uma pequena viagem teste, para verificar por quanto tempo é possível pilotar (ou dirigir) ininterruptamente, assim será possível calcular o tempo total que você vai levar para percorrer todo o caminho com as paradas para descanso.  Outra dica é tentar sincronizar as paradas com os abastecimentos, e para que uma delas ocorra próximo ao horário do almoço (ou refeições).  Se a rodovia estiver sobre pedágio, lembre-se de deixar o dinheiro separado para agilizar o procedimento, e ainda neste assunto, se a viagem coincidir com algum feriado, lembre-se que pode encontrar filas nas praças de cobrança.  Essa dica está em terceiro, pois os dois pontos acima vão influenciar diretamente na velocidade média total da viagem.


4. Rotas alternativas.
  Devido nossa incapacidade de prever o futuro com exatidão, é importante ter um "segundo plano", então, reserve um pouco do seu tempo para verificar caminhos alternativos que podem te ajudar a não desistir de tudo em caso de problemas ao percorrer a rota principal.  E se precisar usar a Rota Alternativa, lembre-se, não tente ganhar tempo fazendo loucuras, pois um problema você já vai ter, não precisa arrumar outro.  Por esse motivo é bom sempre tentar sair antes, para que o alternativo não torne-se um grande contra-tempo.  Eu sempre levo comigo o mapa impresso (tenho o Guia Quatro Rodas) por garantia, afinal, se o GPS parar e a conexão de dados te abandonar, você ainda tem algo para consultar.


  Quando estiver debruçado sobre o mapa, lembre-se também de verificar as entradas ou bifurcações que podem causar confusão, e fazer você pegar o caminho errado.  Durante a viagem preste mais atenção nas placas do que no mapa, e decore na sequência o nome das cidades que vai passar, porque se o mapa estiver desatualizado, não vai sair tanto assim do caminho planejado (pelo contrário).
    Para saber se a rodovia está sobre pedágio, eu gosto de entrar no site da Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, pois lá tem um mapa interativo que indica a rodovia e a concessionária responsável.

  Basicamente são esses os passos que eu executo, mas se quiser uma dica mais simplista, preste atenção na estrada usada e no tempo de viagem.  Vale lembrar que estas dicas são para viagens não muito elaboradas, pois quando trata-se de viagens internacionais ou caminhos exóticos, muito mais coisas devem ser consideradas.

  Se quiser ler mais a respeito, clique neste link e veja Dicas para Viajar de Moto - A Moto.     

  Abraço e boa viagem a todos!


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