sábado, 15 de fevereiro de 2014

Viagem para Praia do Rosa - SC

Praia do Rosa - SC

Depois de ter visitado as atrações turísticas de Gramado-RS, pegamos a estrada com destino à praia.  A decisão pela Praia do Rosa foi por três motivos em especial: O primeiro por ficar quase na metade do caminho da nossa volta para Curitiba , o segundo por conta da sua beleza, e o terceiro por se tratar de uma praia muito tranquila naquela época do ano.
    Tínhamos como objetivo passar por Torres-RS, mas uma forte chuva acabou causando inundações na cidade, que inviabilizaram nossa visita.  Esta chuva nos acompanhou por quase toda a viagem, atrapalhando nossa intenção de fazer mais fotos enquanto voltávamos pela Rota do Sol, e nos deixou apreensivos, afinal, não gostaríamos de passar o final de semana na praia, fugindo da água.
    No dia seguinte, para nossa sorte, a chuva já dava sinais que estava indo embora, o que já nos viabilizou passear pela pequena cidade para um reconhecimento, com direito a um belo almoço com frutos do mar.  Como a pousada não estava "à beira mar", e existe uma pequena montanha entre a cidade e a praia, a nossa primeira visita foi pelo caminho mais longo, e para a volta, fizemos uma pequena caminhada pelas "trilhas" para finalmente descobrir o caminho mais curto, mas não que este seja mais fácil, pois ainda havia a necessidade de subir e descer o morro.  Ao final do dia, o saldo foi incrivelmente positivo, bem melhor do que estávamos pensando.

Trilha na Praia do Rosa - SC

No terceiro dia aproveitamos melhor a bela praia, com direito a mergulho em uma pequena piscina natural que liga-se com o mar quando a maré está mais alta.  Notamos que algumas pessoas seguiam pela costa, por uma trilha pelas pedras/vegetação, e resolvemos também investigar, o que acabou nos levando a lugares realmente muito bonitos, onde as ondas batiam fazendo um belo espetáculo natural.  Depois de um tempo caminhando, encontramos uma placa escrita "Praia Vermelha", então, continuamos para encontrá-la, mas, se soubéssemos que estávamos quase na metade de uma caminhada tão longa, teríamos nos preparado melhor. Comento isto porque esta outra praia, apesar de bonita, é mais isolada, e como não tínhamos levado muita água, tivemos que racionar na volta.

Foto panorâmica na Praia do Rosa - SC

Orla da Praia do Rosa - SC

Vista acima das pedras na Praia do Rosa - SC

Placa indicando a Praia Vermelha na Praia do Rosa - SC

Arco de arbusto próximo a Praia Vermelha na Praia do Rosa - SC

Praia Vermelha na Praia do Rosa - SC

De volta à pousada, tomamos um belo banho para tirar a água do mar do corpo, e descobrir que estávamos completamente queimados do sol, provavelmente porque o protetor foi embora junto com o suor durante a caminhada.  Descansamos o resto do dia na pousada mesmo, para finalmente usar a rede, e recarregar as baterias para a viagem de volta.  No quarto dia organizamos nossas malas, embarcamos na moto, e pegamos a estrada para voltar a Curitiba.  O retorno pela BR-101 foi tranquilo, e conforme chegávamos ao destino, o tempo ficava mais frio nos mostrando que realmente voltávamos ao "lar-doce-lar".

Rota:  De Canela-RS onde estávamos, até a Praia do Rosa-SC que situa-se em Imbituba, são aproximadamente 365Km.  Saindo de Canela, pelo mesmo caminho antes utilizado, voltamos à BR-101.  No trecho da BR-101 que passa por Imbituba, utilizamos o acesso que leva a SC-434, que é a mesma entrada para a cidade de Garuva.  Depois de alguns quilômetros usamos a estrada GRP-396 que dá acesso direto à praia.