Trecho da matéria publicada no UOL Carros:
... José Luiz Terwak, gerente de novos produtos da Honda: "No início, a XR 250 Tornado era utilizada exclusivamente para o off-road. Mais tarde, com a chegada da CRF 230, ficou restrita à locomoção e lazer. Além disso, seria difícil adaptar o motor de 400cc da Falcon ao Promot 3 e com isso decidimos oferecer um motor mais potente e qualidades touring a uma motocicleta baseada na Tornado".Link: http://carros.uol.com.br/ultnot/2009/06/12/ult5498u221.jhtm
Mesmo com o lançamento da XRE, EU não acreditava que ela conseguiria cobrir o espaço deixado pela Falcon (escutei isto também de proprietários de Falcon), pois acabava sobrando somente uma opção (bem mais cara no portifólio da Honda), que era a XL700V Transalp, e também acreditava que poucos baixariam de cilindrada. É complicado expressar isto em números para saber quantos acabaram "migrando" de cilindrada, mas me pareceu claro que eles ficaram "órfãos", e eu acredito que isto fez com que a Yamaha "nadasse de braçada" com a XT 660R.
Agora, para surpresa geral, lançou a Falcon NX400i 2013, com o mesmo (e consagrado) motor que "seria difícil de adaptar ao Promot 3" (que caiu de 30,6cv para 28,7cv) e com uma reestilização no visual que deixa muito a desejar na minha opinião, afinal, visualmente se parece muito com o modelo de 2008, mas obviamente com preço de 2013.
Quem queria a velha Falcon de volta, agora com um motor que ficará mais econômico devido a injeção eletrônica, painel atualizado e um up no visual, está com o sorrisso de orelha à orelha, mas quem queria ver realmente alguma novidade, vai olhar torto e talvez procurar outra opção.
Honda Falcon NX400i 2013 X Honda NX4 Falcon 2008 |
Ficha Técnica da Honda NX400i Falcon 2013
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Propulsor
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Motor
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397,2cc, OHC, RFVC,
monocilíndrico, 4 tempos, arrefecido a ar
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Potência
máxima
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28,7 cv a 6.500 rpm
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Torque
máximo
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3,27 kgf.m a 6.000 rpm
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Diâmetro
x curso
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85,0 x 70,0 mm
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Alimentação
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Injeção eletrônica de
combustível PGM-FI
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Relação
de compressão
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8,8 : 1
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Sistema
de lubrificação
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Forçada, por bomba
trocoidal
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Sistema
de ignição
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Eletrônica
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Sistema
de partida
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Elétrica
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Elétrica
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Bateria
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12V – 6 Ah
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Farol
(alto/baixo)
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60/55 W
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Transmissão
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Transmissão
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5 velocidades
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Embreagem
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Multidisco em banho de
óleo
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Suspensões
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Suspensão
dianteira
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Garfo telescópico com 215
mm de curso
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Suspensão
traseira
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Mono-amortecido Pro-Link
com 180 mm de curso
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Freios
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Freio
dianteiro
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Disco de 256 mm de
diâmetro e cáliper de duplo pistão
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Freio
traseiro
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Disco de 220 mm de
diâmetro e cáliper de pistão simples
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Pneus
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Pneu
dianteiro
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90/90 – 21M/C (54S)
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Pneu
traseiro
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120/90 – 17M/C (64S)
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Dimensões/Capacidades
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Altura
do assento
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850 mm
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Altura
mínima do solo
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242 mm
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Dimensões
(C x L x A)
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2.157 x 789 x 1.222 mm
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Entre-eixos
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1.434 mm
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Óleo
do motor
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2,2 litros (1,7 litro
para troca)
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Capacidade
do tanque
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15,3 litros (5,3 litros
de reserva)
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Outros
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Categoria
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on/off
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Chassi
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Berço semiduplo
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Peso
seco
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158 kg
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