sexta-feira, 16 de dezembro de 2022

Viagem para Barragem do Rio dos Touros - RS

Quando ouvi "esteja pronto para a mudança" admito que achei uma boa frase, e foi mais ou menos isso que aconteceu na viagem de três amigos pelas paisagens dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.  Apesar do título deste ser "Barragem do Rio dos Touros", não era bem esse o destino do primeiro dia de viagem.  Explico: Para o dia 16/12/2022 a intenção era sair de Curitiba/PR até São José dos Ausentes/RS utilizando majoritariamente da BR-101 e conhecendo neste dia a Serra da Rocinha, porém fortes chuvas e um trágico desmoronamento na BR-376 (acesso a BR-101) no dia 28/11 interditaram a mesma causando vários quilômetros de congestionamento.  Isto fez com que optássemos por ir pela BR-116, o que nos proporcionou visitar neste mesmo dia a Barragem do Rio dos Touros.

Uma pessoa posando para foto enquanto um terceiro tira uma foto da cena.
Placas na Barragem do Rio dos Touros

Tudo começou com uma saída um pouco atrasada de Curitiba e um tempo nublado mas sem chuva, porém próximo a Quitandinha/PR começou a chover e então acabamos parando na mercearia Kmiecik para colocar a capa de chuva e proteger os equipamentos eletrônicos, e também tomar um café.  Pegamos a estrada novamente e paramos somente em Ponte Alta/SC para almoçar no Hotel e Churrascaria Cerrado Café, e também tirar a capa de chuva pois agora o tempo fazia sol.  Próximo a divisa de Santa Catarina com Rio Grande do Sul vimos nossos tanques de combustível começarem a ficar próximo da reserva e nenhum posto a vista, então em Vacaria paramos no primeiro posto que encontramos (posto RodOil) para abastecer as motos e descansar um pouco.

Mata com um rio ao meio com um céu azulado com poucas nuvens.
Rio abaixo da Barragem

Agora não faltava muito para chegar a cidade de São José dos Ausentes, mas antes precisávamos conhecer a Barragem do Rio dos Touros, saindo da BR-285 e entrando na RS-110 para enfrentar os 6 km de chão-batido com pedra.  Tivemos o azar de encontrar um caminhão na nossa frente que fazia muita poeira, e como a estrada estava bastante irregular foi difícil achar um ponto para o ultrapassar.  Tudo valeu a pena quando finalmente chegamos na barragem.  Mesmo com as fortes chuvas que ocorreram na região o nível do rio estava bom, nos permitindo atravessar a ponte invertida com facilidade.

Aguas de um rio caindo em uma pequena cachoira.
Cachoeira no Rio dos Touros

Apreciamos a vista por um tempo e fomos para o nosso próximo objetivo, que era caminhar por aproximadamente 600 metros pela antiga tubulação de água que alimentava as turbinas de uma antiga usina hidrelétrica.  Tivemos sorte de encontrar pessoas acampando no local que cuidaram da nossa bagagem enquanto seguíamos o curso do rio, e conforme avançávamos seguindo as corredeiras mais bonita ficava a paisagem, até chegarmos nas ruínas da hidroelétrica que exibia um belo vertedouro por onde saía a água da tubulação.

O escritor deste blog de costas para a foto admirando a paisagem.
Admirando a paisagem

Como já estava ficando tarde, pilotamos então até o Hotel Cesa que havíamos reservado em São José dos Ausentes.  A sorte também sorriu para nós pois chegando na cidade, percebemos que não fazia muito tempo que havia parado de chover e assim permaneceu.  Pudemos ir caminhando até a Casa Vieja Restaurante e Lancheria para jantar uma bela porção de frios, e nos preparar para no dia seguinte ir até a Serra da Rocinha.

Ao longe as ruínas da antiga usina hidrelétrica, com um vertedouro de água.
Ruinas da Usina Hidroelétrica

Um pequeno vídeo da visita:

Um agradecimento especial ao meu amigo Marcão Motovlog que me apresentou esse local, e ao meu amigo Marcos Schaefer que também contribuiu com o passeio.

Rota: Saindo de Curitiba percorremos a BR-116 até Vacaria no Rio Grande do Sul totalizando aproximadamente 437 quilômetros até a entrada da BR-285.  Como a BR-116 está sobre concessão, estava muito boa e bem sinalizada. Percorrendo a BR-285 até a entrada da RS-110 foram aproximadamente 67 quilômetros e também estava boa mas com alguns buracos.  Para chegar na Barragem do Rio dos Touros, saindo da BR-285 foram aproximadamente 6 quilômetros de estrada de chão batido bastante irregular.  Voltando para BR-285, até São José dos Ausentes foram aproximadamente 31 quilômetros.

Mapa do Google Maps com a rota saindo de Curitiba/PR até São José dos Ausentes/RS.